home

About ASICS

About ASICS

 
Japão, 1949. A segunda guerra mundial deixou inúmeras crianças sem-abrigo. Testemunho deste drama, Kihachiro Onitsuka, jovem sapateiro japonês, colocou uma questão a si próprio: “Como poderei oferecer-lhes um melhor futuro? De que forma poderei voltar a dar confiança, transmitir-lhes o optimismo que tanto lhes falta? ”. O desporto surge como uma evidência, portanto, é fundada a marca ASICS. É actualmente, a quinta maior marca de desporto do mundo. Mas apesar da notoriedade internacional obtida, a ASICS e toda a equipa que a compõe terá sempre como traves mestras as palavras e motivação do seu fundador. Desde a criação da marca, continuamos a ser fiéis à mesma filosofia: um espírito são num corpo são.
“Tudo o que tem a fazer quando caiem, é de vos levantar de novo”. Kihachiro Onitsuka.
Estudar, analisar, testar

A ASICS em KOBE - Japão, desenvolveu um Instituto específico para o desenvolvimento de estudos e pesquisas científicas em prol do desenvolvimento de novos produtos desportivos. O Instituto de KOBE, assume uma área de 16.000 M2 situado a oeste de Tóquio. Este espaço acolhe uma pista de atletismo coberta, campo de basquetebol e inúmeras infra-estruturas desportivas. Destaque para as salas de análise dedicadas aos movimentos do corpo e resistência dos materiais.
Investigação fundamental e aplicada no desenvolvimento de produtos desportivos

Desde 1990 que os investigadores e atletas trabalham em conjunto em prol de novas tecnologias revolucionárias. Em conjunto, avançam para o mesmo objectivo: oferecer aos atletas do mundo inteiro os meios necessários para atingirem as melhores performances desportivas.


Embaixadores da marca ASICS em Kobe

Dos inúmeros atletas e instrutores, os melhores na sua disciplina, integram o projecto em conjunto para potenciar os estudos de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos. O objectivo central, é assegurar que todos os atletas beneficiem de todos os produtos de sapatos e têxtil adaptado a cada modalidade. Graças a esta parceria, a ASICS aumenta os seus conhecimentos, podendo assim, desenvolver as tecnologias do futuro. Aquelas que permitirão aos nossos campeões atingirem o seu melhor nível de desempenho. A pensar no progresso, a ASICS e toda a sua equipa, desenvolve esforços para que desta forma os atletas amadores ou profissionais possam beneficiar do melhor produto desportivo.
Responsabilidade social de empresa

O projecto de Responsabilidade social da ASICS faz parte da sua própria criação, desempenhando efectivamente um papel muito importante, para o desenvolvimento estratégico da empresa a nível mundial. Como membro activo da Federação mundial da indústria de artigos de desporto (WFSGI), a ASICS aplica todos os códigos de conduta detalhados, claramente definidos, consoante as directrizes do WFSGI. A ASICS fabrica todos os seus produtos em PVC, cujas matérias – primas que são inteiramente recicladas e certificadas pela norma ISSO 14001, permitindo que a ASICS, assuma a responsabilidade no que diz respeito à durabilidade e protecção do ambiente.
Desde Abril de 2003, que a ASICS levou a cabo outros programas de responsabilidade social de empresa, nomeadamente, a implementação de um novo sistema destinado melhorar e controlar o tratamento das encomendas. Inclusive, foi desenvolvido um comité de controlo da aplicação e introduzido um sistema de conformidade para este efeito.
Desde de 2005, a ASICS participa no programa Fair Labor - Associação (FLA), o que demonstra o seu esforço, no sentido de reforçar o seu compromisso, no que diz respeito a todas as condições de produção e fabrico dos seus diferentes produtos.
 

ASICS - Código da conduta
A. Objectivos

1. ASICS espera que os seus todos os parceiros comerciais, nomeadamente, os seus fornecedores e subcontratantes (a seguir “os parceiros comerciais de ASICS”) que possam gerir os seus negócios em conformidade com os princípios expostos “na Visão de ASICS”, “a Filosofia de ASICS” e “o Código de condução de ASICS”.


2. O objectivo desta política, é estabelecer e assegurar-se de que os parceiros comerciais de ASICS actuam em conformidade com à política da ASICS, e acima de tudo, aplicam as exigências mínimas no domínio dos direitos humanos, da mão-de-obra, da saúde, da segurança e do meio ambiente em geral.
Esta política baseia-se “a Visão de ASICS”, “na Filosofia de ASICS”, “o Código de condução da ASICS” e o Código de condução emitido pela Federação Mundial da Indústria de artigos de desporto (WFSGI).   

3. A ASICS avaliará todos os parceiros comerciais em função do seu nível de conformidade à esta política. Esta política constitui um instrumento, que permite à ASICS de seleccionar e guardar parceiros comerciais, que se possam agir em conformidade com as melhores normas e práticas comerciais, no sentido de, respeitarem as políticas e valores da ASICS.


B. Normas


A ASICS pretende que os seus parceiros comerciais conduzam a gestão das suas empresas em conformidade com as seguintes normas:   

1. Princípio geral: os parceiros comerciais de ASICS devem respeitar todas as leis, regras e regulamentos nacionais e locais aplicáveis às suas operações comerciais.

2. Normas em matéria de emprego: no que diz respeito ao emprego (“os Empregados”) , os parceiros comerciais da ASICS devem conformar-se às normas seguintes:

a) Trabalho forçado: os parceiros comerciais da ASICS comprometem-se a não recorrer ao trabalho forçado, quer sob a forma de trabalho em meio prisional, trabalho em servidão ou qualquer outro tipo de trabalho forçado. Nenhum empregado pode ser obrigado a trabalhar sob força, sob a ameaça ou a sofrer intimidações de alguma espécie que seja.


b) Trabalho infantil: os parceiros comerciais da ASICS comprometem-se a não empregar pessoas com menos de 15 anos (ou 14 anos se as leis aplicáveis autorizam-no), e a não empregar jovens que ainda não tenham atingido a idade da escolaridade obrigatória no país onde são empregados, se esta idade é superior aos 15 anos.


c) Perseguição ou abusos: Os parceiros comerciais da ASICS devem reconhecer que os seus empregados têm o direito de trabalhar num lugar onde não sofrem perseguição ou de abusos físicos, sexuais, psicológica ou verbal, onde são tratados com respeito e dignidade.   

d) Discriminação: quando os parceiros comerciais da ASICS contratam ou empregam pessoas, os salários, vantagens, promoções, formações, medidas disciplinares ou condições da rescisão do emprego ou das condições da reforma, nunca se devem basear em nenhuma discriminação, ao nível do sexo, da raça, da religião, da idade, deficiências, da orientação sexual, da nacionalidade, das opiniões políticas ou da origem social ou étnica.


e) Direito de associação e de negociações colectivas: os parceiros comerciais da ASICS, comprometem-se a reconhecer e respeitar os direitos dos empregados de se organizar e pertencer às associações da sua escolha, e/ou de participar em negociações colectivas.


f) Salários: os parceiros comerciais da ASICS comprometem-se a aceitar que os empregados devem ser remunerados inteiramente, de acordo com todas as horas de trabalho efectuadas e receber um boletim de salário claramente redigido, dando os detalhes do seu salário, para cada período efectuado. Os parceiros comerciais da ASICS pagarão no mínimo aos empregados o salário mínimo exigido pela lei, e/ou o salário em vigor no sector industrial, de acordo com mais elevada destes dois montantes. Além de serem remunerados pelas suas horas de trabalho normais, os empregados deverão receber horas suplementares no mínimo de acordo com a lei ou, nos países onde de tais leis não existem, à uma taxa superior ao das horas de trabalho normais.   


g) Horas de trabalho: horas suplementares compreendidas, os parceiros comerciais da ASICS não podem exigir aos seus empregados de trabalhar mais do que sessenta horas por semana, ou o número de horas máximas imposto pela lei do país em questão. Os parceiros comerciais da ASICS devem dar regularmente aos empregados pelo menos um dia de descanso, durante qualquer período de sete dias, bem como as licenças pagas e exigidas pela lei aplicável.

h) Vantagens: Os parceiros comerciais de ASICS devem assegurar-se de que os seus empregados recebem todas as vantagens exigidas pela lei.   


i) Saúde e segurança: os parceiros comerciais da ASICS devem fornecer um ambiente de trabalho certo e são, que compreenda designadamente sistemas de iluminação, de aquecimento e de ventilação adequados e uma protecção contra o incêndio, acidentes e as substâncias perigosas. Os empregados dos parceiros comerciais da ASICS, devem ter acesso à instalações sanitárias limpas e adequadas.•
3. O ambiente: Os parceiros comerciais da ASICS deverão realizar todos os esforço para garantir que os seus empregados compreendem esta política, informando-os oralmente, distribuindo cópias escritas desta política ou apresentando esta política traduzida nas línguas locais faladas pelos empregados,  numa lugar em evidência no local de trabalho.


D. Documentação e inspecção


Os parceiros comerciais da ASICS, devem guardar todos os documentos necessários, para provar que se encontram em conformidade a esta política, todas as leis aplicáveis devem ser apresentadas caso solicitadas pela ASICS. Além disso, a ASICS tem o direito de realizar inspecções, ou de solicitar, a um inspector independente designado, que realize tais inspecções com ou sem pré-avisos, a fim de verificar que os parceiros comerciais de ASICS agem consoante as normas da ASICS e as leis aplicáveis. Os parceiros comerciais de ASICS são obrigados a respeitarem as inspecções.

As sociedades do grupo ASICS devem gerir as suas actividades em conformidade com os princípios expostos nesta política.



Filosofia do ambiente

A ASICS é Membro activo da Federação Mundial de Indústria das Mercadorias Desportivas (WFSGI). Assim sendo, a ASICS defende o seu estatuto de empresa responsável respeitando o código de conduta definido pela Federação. E desde de Abril de 2003, a ASICS vai mais além com o Programa Empresa Responsável. Este sistema de controlo é desenvolvido através da responsabilidade de um Comité de Conformidade, visando garantir o respeito absoluto de condições de fabrico eco - respeitosas.
A ASICS não pretende um mundo poluído para as nossas crianças, assim sendo, a protecção do ambiente e o desenvolvimento sustentável são temas de grande importância para a nossa empresa.
De resto, os nossos produtos são maioritariamente desenvolvidos com matérias recicladas e certificados pela ISO 14.001, a norma ambiental de referência. Mais que nunca, comprometemo-nos a fazer o desenvolvimento sustentável uma realidade.
Em sete pontos:

(1) - Criar uma divisão de Ambiente, dedicada à sua conservação e a sua promoção, e definir claramente as suas missões e as suas responsabilidades.

(2) - Limitar o impacto do nosso consumo de energia no ambiente. Trabalhar para reduzir as nossas emissões de gases e efeito de estufa, via uma política de prevenção da poluição e privilegiar as fontes de abastecimento equitativas.

(3) Procurar melhorar a qualidade do ambiente, respeitando ao mesmo tempo a lei em toda as nossas actividades.

(4) - Investir no desenvolvimento e o fabrico de produtos ecológicos respeitosos.

(5) - Trabalhar com as associações e incentivar as iniciativas deontológicas.

(6) - Promover as convicções da ASICS via uma auditoria da divisão Ambiente.   

(7) - Retransmitir o nosso compromisso junto dos nossos colaboradores e desenvolver uma ética duradoura, nomeadamente graças a estágios ambientais.


A ASICS publica a sua “Filosofia do Ambiente” no âmbito das “Directivas para o Uso e o Controlo das Substâncias Químicas Perigosas”.

Esta filosofia é constitutiva através da nossa visão empresarial. Os nossos métodos de trabalho são inspirados sob esta atitude responsável, que permite garantir um controlo óptimo dos processos de produção e fabrico do calçado e têxtil.   

As setes directrizes acima são procedentes “da Política Ambiental”, os princípios de uma condução ética de acordo com ASICS. São incontornáveis, não somente para os nossos empregados, mas também para todos os fornecedores e todos os parceiros em geral. Porque ainda que não fabricamos directamente todos os componentes dos nossos produtos, assumimos a responsabilidade do controlo efectivo destas operações.

Em 2005, ASICS fez o último passo, para o desenvolvimento sustentável comprometendo-se na Associação para o Trabalho Equitativo (Fair Labour Associação).

Nesta aplicação “o Código de Condução da Sociedade ASICS” expõe os princípios que governam a vida da empresa e todos os membros. Do director ao empregado, cada um deve tomar consciência das responsabilidades da ASICS a todos os níveis. É absolutamente necessário, respeitar estes princípios, porque para além do respeito das leis, o desenvolvimento da empresa passa pela atitude irrepreensível de cada um. As nossas convicções fundamentais, portanto, definimos os seguintes princípios:

1 - Todas as nossas actividades deverão respeitar a lei, as deste Código como as regras e os acordos internacionais. Estes princípios serão respeitados, mas uníramo-nos a compreender o espírito para melhor aplicá-lo.


2 - A nossa posição respeitará os direitos fundamentais do homem em todas as nossas actividades. Não faremos nenhuma discriminação de origem étnica, de raça, de nacionalidade, de sexo, de religião, de idade ou de deficiência e respeitaremos plenamente a dignidade humana.


3 - Acreditamos numa informação clara e transparente nas nossas relações com todos os colaboradores. Comprometemo-nos a desenvolver com eles uma relação sã, exactamente e equitativa. (3) Unimos muita importância à divulgação das informações e esforçar-nos-emos para facilitá-lo. Manteremos relações equitativas, justas e transparentes com qualquer pessoa que tem um interesse na sociedade e faremos transacções equitativas.


4 – A ASICS não lançará nenhuma acção que vai contra os seus interesses, a sua credibilidade ou a sua honra.   

5 – As actividades de ASICS, serão efectuadas de maneira responsável, para com a saúde e a segurança dos nossos empregados. O respeito do ambiente e os recursos naturais permanecerá ao primeiro plano das nossas preocupações.

Responsabilidade e respeito do Código

1 -Agirão de acordo com os princípios estabelecidos neste Código.   

2 – Os directores e os responsáveis deverão fazer tomar consciência às suas equipas ,quanto o respeito e a aplicação deste Código são importantes.  

3 - Para garantir o respeito deste Código, todos os colaboradores da ASICS deverão estabelecer regulamentos internos e os seus próprios códigos de condução. Assegurar-se-ão de que os princípios deste Código foram assimilados e aceites dando, se necessidade, conselhos para melhor respeitá-lo.   

4 - No caso de incumprimento do Código de condução, os responsáveis em causa deverão identificar as causas e tomar todas as medidas para resolver o problema e evitar um novo desvio.

5 - Dependem de confiança que nos é atribuída. Faremos por conseguinte, mostrando que somos dignos desta confiança e para responder às responsabilidades que nos são confiadas.


Baseado na Visão ASICS os Princípios ASICS estabelecidos em 2003, este “Código de conduta da sociedade ASICS” instaura os valores fundamentais da nossa marca. Esta filosofia deve ser compreendida e aceite pelo conjunto das pessoas com quem trabalhamos.

O conteúdo deste Código de condução deve ser aplicado por todos os membros da nossa empresa, directores como empregados, em conformidade com os nossos valores e a lei.


A ASICS é mais do que uma simples marca desporto.